Área de primeiro contacto para utentes ou famílias com a instituição. Dispõe de um conjunto de serviços associados a esta fase:

Serviço Informativo

Dá-se a conhecer, a utentes e familiares, os serviços e programas promovidos pela instituição, para as diferentes problemáticas apresentadas pelos candidatos a admissão. Esta informação é extensiva quanto aos procedimentos e articulações com os serviços públicos de saúde, necessários para ingressarem na Comunidade Terapêutica, Centro de Dia e Gabinete de Consultas Externas.

Primeiras Entrevistas

É promovido um trabalho de motivação, junto de pessoas com comportamentos aditivos e dependências, sensibilizando-as para os benefícios do tratamento e acompanhamento, pelos diversos serviços da instituição.

Articulação com Serviços Públicos

É desenvolvido um vasto trabalho de acompanhamento social, com vista à agilização de todo o processo de integração dos utentes, designadamente no que diz respeito ao encaminhamento, mediação e articulação com a rede de apoios existente.

Organização e Gestão do Processo dos Utentes

Procede-se à verificação dos requisitos médicos, documentação associada, como Termo de Responsabilidade, emissão de relatórios quando solicitados pelas autoridades de saúde, questionários periódicos, declarações ou outra documentação necessária ao processo terapêutico.

Integração na Instituição

Realiza-se o acolhimento do utente na instituição, com vista à sua total integração na Comunidade Terapêutica, ou em outras respostas e serviços da instituição. O atendimento a cada utente, é feito com toda a dedicação e profissionalismo, no pleno respeito pela sua individualidade e dignidade humana.
BUY NOW