EWODOR Conference

9 e 10 de outubro 2025 - Braga

Aula Magna da Universidade Católica Portuguesa

Promover a recuperação do vício através da construção de comunidades prontas para a recuperação

O Centro de Solidariedade de Braga-Projecto Homem, a Universidade Católica Portuguesa e a EWODOR (Grupo de Trabalho Europeu sobre Pesquisa de Recuperação Orientada a Medicamentos) têm o prazer de anunciar a Conferência EWODOR 2025 que será realizada nos dias 9 e 10 de outubrode 2025 em Braga, Portugal.

A EWODOR tem uma longa tradição de reunir investigadores e profissionais de toda a Europa e de outros países para trocar conhecimentos e descobertas recentes sobre o tratamento e recuperação da dependência.

O tema da conferência deste ano centra-se no papel do apoio, da ligação e das comunidades na promoção da recuperação da dependência.

O capital de recuperação envolve os recursos e ativos pessoais, sociais e comunitários que ajudam os indivíduos a iniciar e manter a recuperação do vício. Predomina muitas vezes uma abordagem excessivamente individualista da recuperação, desconsiderando a natureza relacional e a integração ecológica dos processos de recuperação.

O conceito de “comunidades prontas para a recuperação” foi introduzido para promover a recuperação relacional e a experiência vivida, estimulando o estabelecimento de serviços alternativos, novas redes e métodos e políticas inovadores que apoiem jornadas e comunidades de recuperação sustentáveis. Alguns destes desenvolvimentos e resultados de pesquisas recentes serão destacados durante esta conferência.

Apresentações da conferência de quinta-feira

A confirmar

A confirmar

A confirmar

Apresentações da conferência de sexta-feira

A confirmar

A confirmar

A confirmar


A confirmar

A confirmar

Comitê Científico

A confirmar

A confirmar


Palestrantes principais

A confirmar

A confirmar


A confirmar

A confirmar

Sobre EWODOR


WODOR é uma das redes de investigação e recuperação de medicamentos mais antigas da Europa.

O Grupo de Trabalho Europeu sobre Investigação Orientada sobre Drogas (EWODOR) foi fundado em 1983 por Eric Broekaert (Universidade de Gante, Bélgica), Vera Segraeus (Universidade de Uppsala, Suécia) e Charles Kaplan & Martien Kooyman (Universidade Erasmus de Roterdão, Países Baixos) como o centro científico ramo da Federação Europeia de Comunidades Terapêuticas (EFTC). As conferências EWODOR são geralmente organizadas em parceria entre uma organização de tratamento e uma universidade local. Recentemente, as conferências EWODOR foram organizadas pela Universidade de Aarhus (Dinamarca, 2004), Universidade de Oslo (Noruega, 2007), Universidade de Stirling (Escócia, 2009), Universidade de Barcelona (Espanha, 2011), Universidade Aristóteles de Salónica (Grécia, 2012). ), Trinity College Dublin (Irlanda, 2014), LUMSA University Rome (Itália, 2016), Ghent University (Bélgica, 2018) e University of Derby (Inglaterra, 2020, cancelada).

Devido às restrições e mudanças da COVID-19 nas universidades organizadoras, o EWODOR (Grupo de Trabalho Europeu sobre Pesquisa de Recuperação Orientada a Drogas) foi transformado em uma rede de pesquisadores de recuperação que realiza reuniões regulares e organiza uma conferência semestral que será usada como um fórum para intercâmbio internacional sobre pesquisas sobre recuperação de dependências e o papel do tratamento. Continuaremos a tradição da EWODOR de investigação baseada na prática, bem como o seu foco em experiências vividas para avançar o conhecimento sobre a recuperação de dependências.