Integração
Esta área do acolhimento é, normalmente, o primeiro contacto que utentes ou seus familiares têm com a instituição. Dispõe de um conjunto de serviços associados a esta fase:
Acolhimento
No qual se pretende dar a conhecer, a utentes e familiares, os diversos serviços e programas disponibilizados pela instituição, para as diferentes situações em que se encontram os candidatos a utentes. Esta informação é extensiva quanto aos procedimentos e articulações com os serviços públicos de saúde, necessários para ingressarem na Comunidade Terapêutica, Centro de Dia, Gabinete de Consultas Externas, ou grupos de apoio e de auto-ajuda.
Serviço informativo
É promovido um trabalho de motivação, junto de pessoas dependentes de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, sensibilizando-as para os benefícios do tratamento e acompanhamento, pelos diversos serviços da instituição.
Primeiras entrevistas
É desenvolvido um vasto trabalho de acompanhamento social, com vista à agilização de todo o processo de integração dos utentes, encaminhamento e articulação com a rede de apoio existente.
Articulação com serviços de saúde pública
No processo de admissão, procede-se à verificação dos requisitos médicos, documentação associada, como Termo de Responsabilidade, emissão de relatórios quando solicitados pelas autoridades de saúde, questionários periódicos, declarações ou outra documentação necessária ao processo terapêutico.
Organização e gestão do processo dos utentes
Serviço de acolhimento do utente na instituição, com vista à sua total integração na Comunidade Terapêutica, ou noutras respostas e serviços da instituição. O atendimento a cada utente, é feito com todo o carinho e profissionalismo, no pleno respeito pela sua dignidade, independentemente da sua condição familiar ou financeira.
Da qualidade deste atendimento, a instituição vê reforçada a progressiva confiança dos utentes, nos serviços diversos prestados, no envolvimento familiar, e nos resultados do processo terapêutico.