Acompanhamento Familiar

A família desempenha um papel fundamental no processo terapêutico. Sublinha-se a importância no apoio emocional e motivacional, na compreensão e comunicação, na influência no comportamento e nos padrões de pensamento, na participação ativa no tratamento, na redução do estigma e da resistência ao tratamento e na promoção da autonomia e do equilíbrio.

A participação da família no processo terapêutico pode potencializar os resultados do tratamento, tornando-o mais eficaz e duradouro.

Acompanhamento Familiar

Os nossos serviços:

Propomos acompanhamento permanente, transversal a todo o processo, com o acolhimento dos familiares e cuidadores nas nossas instalações, onde facultadas as primeiras informações, dadas orientações precisas, esclarecidas dúvidas e prestados esclarecimentos.

Dinamizamos seminários temáticos para capacitar familiares, amigos e cuidadores relativamente às temáticas das adições e dos desafios do tratamento.

 Disponibilizamos um programa de formação parental, cujos conteúdos são estruturados em diferentes módulos, para uma abordagem mais consistente da problemática associada aos CAD.

Acompanhamento

O programa de saídas

Os períodos de ausências durante os fins de semana ou festividades, são fundamentais no processo terapêutico-educativo.

As saídas são preparadas com a pessoa em tratamento e as famílias e/ou cuidadores por forma a cumprirem um conjunto de objetivos e tarefas previamente fixados em contexto terapêutico.

Este planeamento das saídas é decisivo, tanto para os utentes como para os seus cuidadores, dado que visam trabalhar o progressivo processo de reintegração social cada pessoa.